II END - Encontro Nacional de Desastres da ABRHidro

Data: 15/12/2020 à 18/12/2020
Local: Virtual
ISSN: 2764-9040
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/iiend

CONTROLE DO PROCESSO EROSIVO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS DE UMA BACIA UTILIZANDO MODELAGEM HIDROSSEDIMENTOLÓGICA.

Código

II-END0108

Autores

CINTHYA SANTOS DA SILVA, Cinthia Maria de Abreu Claudino, VICTOR HUGO RABELO COELHO

Tema

Estudos relacionados a movimentos de massa

Resumo

Nas últimas décadas, diversos estudos em bacias hidrográficas têm buscado simular os impactos ambientais gerados devido as ações antrópicas. A erosão é um dos processos intensificados pelas ações antrópicas, porém o seu aumento pode ocasionar grandes problemas sociais e ambientais. No entanto, o processo erosivo é dificilmente mensurado, assim os modelos apresentam-se como uma importante ferramenta de predição e quantificação dos fenômenos. Dentre os diversos modelos disponíveis, um dos mais relevantes é o WESP (Watershed Erosion Simulation Program). Contudo, este estudo objetiva investigar a influência da variação de parâmetros de uma bacia sobre a produção de sedimentos, no volume e no pico de escoamento, através da aplicação do modelo hidrossedimentológico WESP. Assim foram avaliadas as mudanças no comportamento de uma bacia hipotética provocados pela precipitação, pelas características físicas (área, Dt, comprimento e da rugosidade) e pelas configurações da bacia (declividade dos planos). Com isso, obteve-se que os valores de produção de sedimento, volume e pico de escoamento, processados pelo modelo, obtiveram na maioria das alterações dos parâmetros um ajuste próximo ao linear e um comportamento diretamente proporcional. Contudo, com a aplicação do WESP foi possível entender o comportamento do impacto das modificações das características de uma bacia sobre seu volume de escoamento e produção de sedimentação. Entretanto, é importante alertar que os parâmetros dos modelos apresentam variações (tempo e escala da bacia). Assim, para análise desses fatores em uma bacia real, a determinação manual de combinações dos parâmetros existentes, podem gerar imprecisões diante da grande quantidade de cenários possíveis.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com