XIII ENAU - Encontro Nacional de Águas Urbanas e III SRRU - Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos

Data: 19/10/2020 à 22/10/2020
Local: virtual
ISSN: 2359-1897
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xiiienau-iiisrru

ANÁLISE COMPARATIVA DOS MANUAIS E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS RELATIVAS AO DIMENSIONAMENTO DE SARJETAS E BOCAS DE LOBO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS.

Código

XIIIENAU-IIISSRU0131

Autores

ELISA PATRICIO MACEDO

Tema

ENAU - 15 - Drenagem urbana e planejamento urbano

Resumo

O crescimento intenso e desordenado das cidades levou a cenários precários de manejo das águas pluviais. No Brasil, avanços foram conquistados, contudo, a drenagem urbana ainda se encontra em desvantagem em comparação a outras áreas do saneamento. Um desses pontos de melhoria é relativo às orientações técnicas para projetos uma vez que, na ausência de um normativo nacional, cada localidade realiza o seu estudo. Como resultado, em diversas regiões há a ausência desses normativos e, nas que a possuem, há possibilidade de divergência de orientações. Este estudo tem como objetivo analisar esses documentos para capitais brasileiras e comparar as instruções dos critérios de dimensionamento e verificação de sarjetas e bocas de lobo. Encontrou-se esses documentos em 12 capitais. Verificou-se que as orientações para cálculo da capacidade hidráulica das sarjetas e da captação das bocas de lobo são coerentes. As variações encontradas nas sarjetas foram quanto aos critérios de velocidade máxima e faixa de alagamento da via. Para as bocas de lobo, houve divergência quanto aos coeficientes das equações para São Paulo. O estudo aponta para a criação de uma instrução unificada nacional, resultando em economia de recursos e aumento da discussão do tema possibilitando sua revisão e ampliação.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com