XV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 22/11/2020 à 26/11/2020
Local: Caruaru
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xvsrhne/

MODELAGEM HIDRODINÂMICA ASSOCIADA À FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA A PREVISÃO DE ENCHENTES: ESTUDO DO CASO DOS RIOS PARNAÍBA E POTI, EM TERESINA.

Código

XV-SRHNE0148

Autores

Guilherme Ramalho Gomez, Ticiana Marinho de Carvalho Studart, Renata Mendes Luna

Tema

03 - Manejo de águas urbanas

Resumo

As inundações são fenômenos frequentes nos dias de hoje, fortemente agravadas pelas consequências dos processos de urbanização. A cidade de Teresina, capital do Piauí, sofre constantemente com o problema das cheias urbanas, pois se desenvolve às margens de dois grandes rios: Poti e Parnaíba. Durante o ano de 2009, grandes volumes de chuvas ocorreram em todo o Nordeste brasileiro, resultando em eventos catastróficos para a população dessas cidades. Medidas não estruturais podem ser adotadas em um curto prazo e com não tão onerosos investimentos financeiros, como por exemplo a modelagem hidrodinâmica dos rios, que, associada a um SIG, auxilia a delimitação de áreas de risco. Dessa forma, se propõe a realização da modelagem dos rios Poti e Parnaíba com vazões idênticas às observadas nos postos pluviométricos no ano de 2009 e comprovar sua eficiência para a previsão de enchentes, incentivar o uso desse método para contribuir no desenvolvimento socioeconômico das cidades.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com