XV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 22/11/2020 à 26/11/2020
Local: Caruaru
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xvsrhne/

ANÁLISE DE RISCO DA BARRAGEM JABURU I: UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DOS MODOS DE FALHA, SEUS EFEITOS E CRITICIDADE (FMECA)

Código

XV-SRHNE0062

Autores

Luísa Ciríaco Silva de Oliveira, Sofia Midauar Gondim Rocha, SAMÍRIA MARIA OLIVEIRA DA SILVA, IRAN EDUARDO LIMA NETO

Tema

11 - Segurança de barragens

Resumo

Os danos causados pelo rompimento de uma barragem podem resultar em consequências sociais, ambientais e econômicas, além da potencial perda de vidas humanas. Diante disso, aplicou-se, no presente trabalho, uma Análise dos Modos de Falha, seus Efeitos e Criticidade (FMEA/FMECA) de forma a contribuir na identificação dos aspectos mais críticos da barragem e na priorização de estudos complementares, utilizando, como estudo de caso, a Barragem Jaburu I, localizada na Serra da Ibiapaba, Ceará. Os valores obtidos de número de prioridade de risco (NPR) variaram entre 2 e 350. Observou-se que os pontos mais críticos do sistema em estudo estão localizados nos subsistemas de drenagem interna da barragem, de fundação e das ombreiras. A identificação desses pontos possibilita o melhor direcionamento de ações e medidas de segurança da barragem.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com