XV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 22/11/2020 à 26/11/2020
Local: Caruaru
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xvsrhne/

CARACTERIZAÇÃO DA RELAÇÃO PRECIPITAÇÃO-FLUXO -CONCENTRAÇÃO PARA O APORTE DE FÓSFORO TOTAL EM UM RESERVATÓRIO RURAL NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL.

Código

XV-SRHNE0055

Autores

MARIA DE JESUS DELMIRO ROCHA, IRAN EDUARDO LIMA NETO

Tema

10 - Qualidade da água

Resumo

A caracterização das fontes de fósforo total é um fator determinante no combate à eutrofização de rios e reservatórios e o desenvolvimento de modelos empíricos simplificados para prever concentrações afluentes desse nutriente é uma abordagem auxiliar frequentemente utilizada. No presente estudo produziu-se um modelo simplificado por meio de análise de regressão integrando precipitação, fluxo e concentração para o nutriente fósforo total afluente através da análise de séries temporais de dados monitorados para o reservatório rural Acarape do Meio no Estado do Ceará, Brasil. O modelo chuva-vazão proposto apresentou elevado coeficiente de determinação indicando o bom ajuste dos dados. Quanto ao modelo fluxo-concentração para o parâmetro fósforo total, os resultados mostraram que as concentrações do nutriente exibiram fortes padrões de diluição com aumento da vazão. Apesar de possuir uma bacia hidrográfica predominantemente rural, a concentração do nutriente foi dominada por insumos constantes, não relacionados à precipitação, provenientes de cargas pontuais, produzindo as maiores concentrações de fósforo total nas baixas vazões. Assim, os resultados apontam que futuras medidas de mitigação no aporte de fósforo total devem se concentrar em melhorias nas fontes pontuais de poluição na bacia do reservatório Acarape do Meio.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com