XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

APLICAÇÃO DO O ÍNDICE DE QUALIDADE DAS ÁGUAS PARA PROTEÇÃO DA VIDA AQUÁTICA E DE COMUNIDADES AQUÁTICAS (IVA) PARA ANÁLISE DE IMPACTO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, RIO PIAVA UMUARAMA-PARANÁ.

Código

XXIII-SBRH1689

Autores

Priscila Brustin, Norma Barbado, Patrícia Gomes, Adrielli Maria dos Reis, Edson V. Guimarães

Tema

Estudos hidrológicos em escala regional, nacional e continental

Resumo

As Áreas de Preservação Permanente (APP) e recursos hídricos são bens protegidos pelo Código Florestal e pela Política Nacional de Recursos Hídricos, sendo a água um bem de uso da União. Os indicadores podem promover o acompanhamento e o desenvolvimento de novas ações, especialmente no fomento a políticas públicas de gestão para melhor atender à população em prol da qualidade de vida e sustentabilidade. Para amostragem, foram realizadas coletas em 7 (sete) prontos distintos do rio Piava localizado no município de Umuarama-PR. As análises de foram realizadas segundo a metodologia de Satandard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Os resultados quantitativos alcançados utilizados determinar o Índice de Qualidade das Águas para Proteção da Vida Aquática e de Comunidades Aquáticas (IVA) foi utilizada a metodologia descrita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo com modificação do IPMCA. Os dados alcançados corroboram com a percepção visual do ambiente local, demonstrando ser uma boa ferramenta para análise de impacto ambiental. Este estudo revelou que a jusante da Estrada Boiadeira, sendo o marco final da APA, é o ponto mais impactado. Entretanto, este estudo apresenta outro dado crítico, que nascentes como a do Córrego Lambari possuem alta taxa de contaminação.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com