XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

CLASSIFICAÇÃO DO PERCURSO DA TRILHA DO RIO DO BOI NO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA, COM BASE NA NBR 15.505-2:2008.

Código

XXIII-SBRH1105

Autores

Lucas Ribeiro Diaz, Masato Kobiyama, Laís Helena Mazzali

Tema

Ensino em Recursos Hídricos no Brasil

Resumo

A Trilha do Rio do Boi, localizada no Parque Nacional de Aparados da Serra, é popularmente conhecida como uma trilha de alto grau de dificuldade. Contudo, não existem estudos com uma classificação padronizada ou normativa, referente a esse quesito. O presente trabalho visa classificar o percurso da Trilha do Rio do Boi de acordo com a NBR 15505-2:2008. Para desenvolver tal classificação, o percurso da Trilha foi realizado, mapeado e o divido em trechos que foram avaliados e classificados (com valores/classes de 1 a 5) para quatro critérios ? severidade do meio, orientação no percurso, condições do terreno e intensidade de esforço físico. Os resultados obtidos no estudo classificaram a Trilha do Rio do Boi como: bastante severa (classe 4); exige a identificação de acidentes geográficos e de pontos cardeais (classe 3); percurso por trilhas escalonadas ou terrenos irregulares (classe 3); e esforço significativo (classe 3) ? para cada um dos critérios, respectivamente. A presente classificação possui caráter preliminar, todavia contribui para suprir a carência de materiais que classifiquem a trilha de acordo com critérios normatizados e para a realização de atividades mais seguras na região.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com