XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

ANÁLISE DE TENDÊNCIA EM SÉRIES DE VAZÃO, DE PRECIPITAÇÃO E DE MUDANÇAS NO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA EM UMA SUB-BACIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTO ANTÔNIO-MG.

Código

XXIII-SBRH0817

Autores

Fernanda Laurinda Valadares Ferreira, LINEU NEIVA RODRIGUES, Demetrius David da Silva

Tema

01 - Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Resumo

As mudanças ocorridas no clima e a intensificação das atividades antrópicas nas bacias hidrográficas tem alterado de maneira expressiva o regime de vazões, configurando com um problema para o sistema de gestão dos recursos hídricos, uma vez que estes são operados considerando a hipótese de estacionariedade. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar a tendência dos dados de vazão e de precipitação em uma sub-bacia da bacia hidrográfica do rio Santo Antônio, Minas Gerais e correlacionar com o uso e ocupação da terra, entre os anos de 1985 a 2014, aplicando os testes não-paramétricos de Mann-Kendall e Pettitt. Foi possível detectar mudanças no comportamento de vazão mínima (Q7), com tendência de redução. Para as series de precipitações não foram observados mudanças em seu comportamento. A redução da vazão mínima possivelmente está associada as mudanças ocorridas do uso e ocupação da terra ao longo dos anos na área de estudo.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com