XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

CARACTERIZAÇÃO HIDROGEOQUÍMICA DO SISTEMA AQUÍFERO PIRABAS INFERIOR E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS, ESTADO DO PARÁ.

Código

XXIII-SBRH0759

Autores

MANOEL IMBIRIBA JUNIOR

Tema

05 - Águas subterrâneas

Resumo

Os estudos hidrogeoquímicos foram realizados em amostras de águas do sistema aquífero Pirabas Inferior e Pirabas Superior nos poços profundos localizados no municípío de Salinópolis no nordesta do Estado do Pará, objetivando a caracterização química desses sistemas. No aquífero Pirabas Inferior predominaram águas sódicas bicarbonatadas coletadas em 14 poços profundos em bombeamento, fazendo parte da captação de água subterrânea pertencente a concessionária estadual ? COSANPA. No aquífero Pirabas Superior predominaram as águas cálcicas bicarbonatadas nos poços cedidos pela COSANPA e dedicados à rede RIMAS-BE (Rede de Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas) do Serviço Geológico do Brasil-CPRM, em operação desde 2011. Foram realizadas quatro campanhas de amostragem: três no período seco (dezembro) dos anos 2016, 2017 e 2018, e uma amostragem no período chuvoso de 2017. Para a coleta dos poços da RIMAS-BE foi utilizado o sistema de bombeamento de baixa vazão (Low Flow) com análise in loco através de célula de fluxo e aparelho multiparâmetros tipo HACH. Nos poços da COSANPA a coleta foi feita no extravasor. As análises físico-química foram realizadas na Rede LAMIN (Rio de Janeiro e Caeté) do SGB-CPRM e utilizados os diagrama de Piper, Stiff e Schoeller, para a classificação iônica dos parâmentros.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com