XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

INSTALAÇÃO DE BARREIRAS FLUTUANTES PARA CONTENÇÃO DE RESÍDUOS E PROTEÇÃO DAS CAPTAÇÕES DE ÁGUA E O MANEJO DE MACRÓFITAS EM MANANCIAIS URBANOS NA RMSP.

Código

XXIII-SBRH0526

Autores

Alexandre dos Santos Bueno, Danilo Subira, Clodualdo SILVEIRA

Tema

04 - Reservatórios e Aproveitamentos hidrelétricos

Resumo

A ocupação desordenada no entorno das Represas/Reservatórios na Região Metropolitana de São Paulo gera um aumento do despejo de cargas poluidoras e detritos domésticos em seu corpo, desencadeando o processo de eutrofização do manancial. Este processo leva ao crescimento de plantas aquáticas - macrófitas que com as chuvas e o enchimento da Represa são arrancadas de suas raízes e seguem no sentido do vento, geralmente em direção às estruturas de captação de água para abastecimento. Esses bancos de macrófitas, juntamente com o lixo que é deixado às margens dos córregos tributários, quando chegam à captação de água entopem as grades de proteção das bombas, causando diminuição na vazão bombeada e consequente o desabastecimento público. Descrevemos nesse trabalho a prática desenvolvida e adotada para minimizar esse risco nos Mananciais urbanos.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com