XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DE ESTAÇÃO DE REMOÇÃO DE NUTRIENTES (ERN) NO LEITO DOS CÓRREGOS AFLUENTES DE MANANCIAIS: ERN GUAVIRUTUBA, SÃO PAULO, BRASIL.

Código

XXIII-SBRH0516

Autores

Alexandre dos Santos Bueno, Fabiana Akemi Kudo, Danilo Subira, Clodualdo SILVEIRA, Graziela dos Reis Romanelli

Tema

08 - Águas Urbanas

Resumo

O cenário crescente de intensificação da ocupação antrópica vem favorecendo a deterioração da qualidade das águas do Reservatório Guarapiranga que atualmente apresenta concentrações consideráveis de poluentes, notadamente o fósforo total. Isto é decorrente da contribuição de esgoto doméstico e cargas difusas de sua bacia de drenagem. Estas cargas poluentes fluem ao reservatório Guarapiranga através dos córregos afluentes, intensificando o processo de eutrofização do manancial. A implantação da ERN Guavirutuba demostrou na sua operação que é possível despoluir o córrego, enviando o lodo com as cargas de nutrientes ao Coletor Tronco (CT) da região, exportando para a ETE Barueri. Esta iniciativa, permite a melhoria de cerca de 0,14m³/s que afluem o manancial do Guarapiranga em uma das sub-bacias mais eutrofizadas, com baixo custo operacional e ótimo rendimento.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com