XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

ATIVIDADE DE ANÁLISE DE ÁGUAS MINERAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A ORIGEM DOS MINÉRIOS PRESENTES EM DIFERENTES ÁGUAS MINERAIS E SUAS RELAÇÕES COM A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS ÁGU

Código

XXIII-SBRH0434

Autores

Ana Rosa J de Souza, Alessandra Rodrigues

Tema

13 - Tópicos Especiais

Resumo

Este trabalho foi realizado no contexto da participação no Grupo de pesquisa colaborativa ?Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico? , elegemos as Geociências como eixo para o desenvolvimento de conteúdos e conceitos científicos a partir da natureza, promovendo um currículo temático com características integradoras na busca da interdisciplinaridade e de um processo educativo significativo. Pois, entendemos que as Ciências Naturais e a tecnologia devam facilitar e contribuir para que o estudante perceba o mundo a sua volta, interpretando fenômenos de maneira sistêmica. Sabemos que a cidade de Ribeirão Preto é totalmente abastecida pelas águas do Aquífero Guarani, que faz parte da rotina dos moradores e do contexto histórico, econômico e geológico do local. E as atividades desenvolvidas na escola devem favorecer uma abordagem contextualizada e sistêmica de conteúdos científicos. O público-alvo foram estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com faixa etária entre 18 e 55 anos que manusearam e analisaram diferentes rótulos de águas minerais, refletindo sobre a origem/fontes das águas, suas diferentes composições, os critérios de potabilidade, as propriedades físico-químicas e as transformações naturais e antrópicas.

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