XIV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 20/11/2018 à 24/11/2018
Local: Maceió - AL
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrh.org.br/xivsrhne

PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE UMA PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DE BACIA HIDROGRÁFICA. BACIA DO CÓRREGO JAGUARÉ, SÃO PAULO-SP.

Código

10778

Autores

Juliana Caroline de Alencar da Silva, Mônica Ferreira do Amaral Porto

Tema

11. Revitalização, recuperação e conservação hidroambiental

Resumo

Os cursos d?água em áreas urbanas foram por muito tempo excluídos da paisagem devido à adoção histórica de medidas higienistas na drenagem urbana. Atualmente a preocupação com os recursos hídricos tem resultado no surgimento de propostas para a reintrodução destes ambientes na paisagem urbana, sendo a revitalização discutida como ferramenta de integração, no entanto o processo enfrenta diversos desafios sendo um deles a integração da população no processo, desde a concepção das do cenário proposto, até a execução e utilização das estruturas instaladas. Visando avaliar a percepção da população sobre uma proposta de revitalização para a bacia do córrego Jaguaré, situado na zona oeste do município de São Paulo. Para tanto foi exposto à população as soluções propostas e verificada a sua percepção sobre as mesmas. Como resultado obteve-se que a grande maioria se mostra favorável às soluções propostas, no entanto existem diversos anseios a respeito da manutenção das estruturas e da existência de recursos públicos para execução das mesmas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com