XIV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 20/11/2018 à 24/11/2018
Local: Maceió - AL
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrh.org.br/xivsrhne

COMPARAÇÃO ENTRE OS ESCOAMENTO SUPERFICIAIS PRODUZIDOS POR TORMENTAS REGISTRADAS E PADRONIZADAS EM GRAVES ALAGAMENTOS NOTICIADOS NO MUNICÍPIO DE TERESINA, PI.

Código

10781

Autores

Breno Diego Lopes dos Santos, Roberto José Amorim Rufino Fernandes, Joselia de Carvalho Leao

Tema

04. Eventos extremos e projeções climáticas no planejamento dos Recursos Hídricos

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a influência da distribuição temporal da chuva na formação do escoamento superficial, tendo como principal objetivo comparar as vazões de picos e os volumes escoados para cada distribuição. Para isso, foi realizado o estudo de casos de graves alagamentos noticiados, simulando os hidrogramas para chuvas de projeto padronizadas pelos métodos de Huff e Blocos Alternados. Os hidrogramas obtidos foram comparados com os resultantes da aplicação de hietogramas registrados (históricos), assumindo que esses fornecem os resultados mais precisos. Forma analisados seis casos, para os quais foram calculados os tempos de recorrência das precipitações registradas através de equações IDF?s, identificando, em cada caso, o subevento mais crítico. Apresentam-se os resultados obtidos para os critérios adotados em caráter comparativo, sendo possível observar a forte relação de dependência entre a distribuição das chuvas e o formato do hidrograma, demonstrando que chuvas de igual tempo de retorno provocam diferentes escoamentos em função da mudança de hietograma, embora os volumes escoados permaneçam praticamente os mesmos, independentemente do modelo de distribuição.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com