XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

AVALIAÇÃO DO AQUÍFERO RASO NO ENTORNO DO CEMITÉRIO CAMPO DA PAZ, CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ, UTILIZANDO GEOFÍSICA E RELATÓRIOS DE POÇO.

Código

PAP022035

Autores

Cleber de Jesus Santos, Eduardo Manuel Rosa Bulhões

Tema

6 - Águas subterrâneas

Resumo

A pesquisa consiste no uso conjunto de método de análise geofísica, físico-química e bacteriológica para mapear a qualidade da água subterrânea rasa, no entorno do cemitério Campo da Paz, localizado em Campos dos Goytacazes- RJ. O estudo prescindiu, inicialmente, da catalogação de poços, seguido da coleta e análise das amostras em laboratório. Com o auxílio do software Qualigraf, desenvolvido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, obteve-se a qualidade da amostra de água referente a cada poço e, por fim, confeccionou-se um mapa de qualidade da área através do software SURFER 11 da Golden Software Inc. Na sequência, foram executadas linhas de radar de penetração no solo (Ground Penetrating Radar - GPR) nos locais pré-estabelecidos, cujos dados foram processados para a obtenção de seções transversais de alta resolução da subsuperfície estudada. O quadro diagnóstico revela a existência de interação socioambiental danosa aos recursos hídricos subterrâneos, de forma que nas proximidades da necrópole são raros os locais onde o lençol freático está totalmente preservado. A metodologia estebelecida na presente pesquisa oferece consistência ao diagnóstico ambiental, contribuindo assim para a gestão da água subterrânea rasa em meios urbanos.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com