XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

ANÁLISE DO IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DE TÉCNICAS COMPENSATÓRIAS EM DRENAGEM URBANA NA BACIA DO CÓRREGO BONSUCESSO (BELO HORIZONTE - MG)

Código

PAP022945

Autores

MHAISA HENRIQUE DE PAULA, Aline de Araújo Nunes

Tema

13 - Manejo de águas urbanas

Resumo

A impermeabilização do solo e a canalização do escoamento, decorrente do processo de urbanização das cidades, têm feito emergir problemas relacionados à drenagem urbana e a frequentes ocorrências de inundações. A presente pesquisa pretende identificar os impactos e benefícios associados à implantação de infraestruturas verdes em uma bacia hidrográfica de Belo Horizonte - BH, Bacia do Bonsucesso, à luz dos altos índices de inundação na região. A primeira etapa do trabalho consistiu na busca de dados e informações geográficas para caracterização física da região, analisando-se os critérios de projeto das alternativas em estudo, a fim de se estabelecer pontos potencialmente exequíveis destas tecnologias. Foram realizadas simulações de ondas de cheia para condições reais e hipotéticas na bacia, considerando as restrições ocupacionais do zoneamento urbano de BH e as áreas potencias nelas existentes. A pesquisa realizada permitiu o registro de 191 pontos favoráveis à implantação de infraestruturas verdes. Verificou-se que a inserção dessas técnicas apenas no âmbito público pouco colaboram para a redução de escoamento superficial. Nesse contexto, buscou-se por alternativas a nível de lote, que se mostraram mais eficazes. Os resultados são indicativos da necessidade de investimento em alternativas sustentáveis para minimização de impactos em bacias urbanas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com